Equipe Multidisciplinar

Profissionais de diversas áreas atuando em conjunto

Equipe Operacional

Equipe de Alimentação e Nutrição

Esta equipe que é composta por uma nutricionista, quatro cozinheiras e quatro auxiliares de cozinha, que são responsáveis pela Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) da Associação Novo Tempo.

Este setor funciona num espaço específico e apropriado diariamente no período das 6h às 22h e assim como nas nossas casas, é considerado por muitos o coração da Novo Tempo, onde muitos quitutes são preparados com muito carinho.

As 6h da manhã inicia se o preparo do café da manha e a colação, juntamente com o pré preparo do almoço, às 13h com a chegada de uma nova equipe inicia se o preparo do lanche da tarde (como suporte para oficina de culinária) e o pré preparo do jantar, incluindo a separação dos itens que compõe a Ceia que são organizados ao longo da tarde.

Sendo assim essa equipe é responsável pela elaboração e organização de seis refeições diárias que atendem não só os residentes, mas como também os colaboradores.

Além do preparo das refeições, a equipe também é responsável por todo processo de higiene de gêneros alimentícios, estrutura física, utensílios e matérias da cozinha e dos estoques, assim como a preservação adequada desses ambientes.

 

Equipe de Serviços Gerais

Esta equipe é formada por colaboradores que se dividem entre os setores de limpeza e lavandeira.

A equipe de limpeza é responsável pela higienização e desinfecção de todos os espaços e de toda estrutura física da Novo Tempo, incluindo, setor administrativo, residências, oficinas, refeitório, galpões, espaços de convivência, salas de reuniões, espaços externos, dentre outros que exigem limpeza diária e ininterrupta.

Os colaboradores do setor de lavanderia são responsáveis por toda higienização, desinfecção e esterilização das roupas dos residentes, enxovais, roupas de cama, mesa e banho. Essa equipe conta com máquinas industriais para garantir total higiene desses itens.

Além disso, os residentes apoiam os colaboradores nestas tarefas através da Oficina Ocupacional de Lavanderia, com os cuidados com seu vestuário. 

 

Equipe de Manutenção

Esta equipe de colaboradores tem como funções principais todo trabalho de manutenção das instalações e de cuidados com o sítio e espaços externos.

Todo cuidado com plantas, horta (desde a compra de sementes até a colheita), jardinagem e limpeza desses locais é de responsabilidade desse setor, que conta com um líder, o supervisor, que faz todo planejamento e monitoramento dessas atividades.

Em relação à manutenção, esta equipe é responsável por instalações, reparos, pinturas, manutenção da rede elétrica, pequenas reformas, confecção de objetos em madeira, manutenção das instalações das casas e dos objetos e moveis de todos os ambientes.

Além disso, os residentes apoiam os colaboradores nestas tarefas através da Oficina Ocupacional do Sítio, com os cuidados do pomar, da horta e dos pequenos animais.

Equipe de Monitores, Auxiliares e Atendentes

Monitores

A função da monitoria se divide em três estágios de atuação, especificamente, pela execução das tarefas, entendendo ser essa função de planejamento, organização, manutenção e avaliação das Atividades de Vida Diária, das Atividades de Vida do Trabalho, Atividades de Vida Prática e Atividades de Vida do Lazer dos residentes. São esses profissionais que irão proporcionar a execução dos projetos de oficina, manejo e organização das casas, bem como responsáveis pelas atividades de vida prática que são executadas diariamente na Associação.

A monitoria compreende também o papel de corresponsabilização com a equipe de auxiliares de monitoria no bom andamento das ações que definem a rotina de cada residente, em grupo e individualmente, seja nos cuidados dos residentes, seja nas tarefas que conectam uns com os outros.

Para que esta equipe se desenvolva adequadamente, são arregimentados por uma supervisão, que atua de maneira sintética na organização de escalas, no fechamento de folgas, na definição de equipe de trabalho e, por conseguinte, no acompanhamento dos resultados esperados.

 

Auxiliares de Monitoria

Os auxiliares de monitoria são os profissionais que por excelência atuam nos cuidados integrais dos residentes, considerando sempre o grau de funcionalidade e a melhor maneira de integrá-los nas atividades de vida diária, a partir das suas habilidades.

São os auxiliares que irão participar de todas as etapas do dia a dia de cada residente, desde o café da manhã, até o momento de se recolherem para dormir, substituindo-se em plantões.

No escopo das funções dos auxiliares, concentra-se também, a participação nas oficinas e atividades diversas a que os residentes estejam envolvidos, pois é o auxiliar que irá manejar a participação deste, considerando seu grau de independência.

 

Atendentes

Os atendentes são os profissionais que ofertam os cuidados aos residentes no período noturno. Iniciam suas atividades no início do período de sono deles e finalizam no café da manhã.

Os atendentes são, no desenho das suas funções, os profissionais que acompanham a rotina noturna de todos, tendo em vista os padrões de adaptação ao sono, os atendimentos noturnos de ordem fisiológica ou comportamental.

Equipe Administrativa e Técnica

Setor Administrativo

O Setor Administrativo da Novo Tempo é composto pela Diretoria Geral, Diretoria Administrativa, Gerência e Auxiliar Administrativo.⠀

A Direção Geral atua na gestão da Associação, buscando agregar em sua rotina um olhar técnico e administrativo, garantindo a filosofia e os propósitos da Novo Tempo.⠀

Juntamente com a Diretoria Administrativa, é responsável pelas rotinas administrativas da Moradia e de sua filial, o Centro de Equoterapia Novo Tempo – CIENT, articulando com o Conselho Administrativo e Fiscal, a saúde financeira da instituição.⠀

Dentre as atribuições deste setor, estão presentes os planejamentos de orçamentos, compras e pagamentos a fornecedores e prestadores de serviços, cobranças em geral, assim como atividades referentes aos recursos humanos como gerenciamento da equipe de manutenção e, prestação de informações atinentes a todos os colaboradores frente às questões administrativas.⠀

Como apoio à execução de processos administrativos também contamos com a atuação de nossos motoristas.


Setor Enfermaria

A Enfermaria da Associação apresenta um papel de muita importância nos cuidados dos residentes atuando no foco da promoção e da prevenção de saúde. Uma equipe composta por uma enfermeira e auxiliares de enfermagem que acompanham 24 horas toda a rotina de saúde como agendamentos e acompanhamentos médicos e/ou hospitalares, administração de todas as medicações prescritas por seus médicos, ações básicas de urgência e emergência e protocolos preventivos como acompanhamento de peso, ausculta pulmonar e campanhas internas de promoção de saúde.

Possui uma estrutura adequada e bem equipada para a realização de cuidados direto ao residente e de armazenamento de todos os insumos e medicações de cada morador, seguindo normas estabelecidas pelos órgãos competentes da enfermagem.

A equipe da enfermaria possui um papel importante no trabalho interdisciplinar trabalhando para um cuidado global de cada um de nossos moradores, alinhado com todas as propostas técnicas da Associação, além de garantir a articulação com todas as famílias dos residentes nas condutas e tomadas de decisões referente à saúde.

 

Setor Técnico

O Setor Técnico é composto por Psicólogo, que atua nas demandas dos residentes em relação aos aspectos emocionais e relacionais no cotidiano e também nos processos de seleção de pessoal; Fonoaudiólogo, atuando frente as questões de dificuldades alimentares e também nos processos de comunicação dos residentes, Nutricionista, à frente da equipe de cozinha, possui um olhar para a saúde alimentar de nossos moradores, e nas ações educacionais sobre alimentação como um todo; Fisioterapeuta, além de um cuidado com as necessidades físicas dos residentes, atua nos espaços pensando na ergonomia; Terapeuta Ocupacional, que traz, através do conceito de desempenho ocupacional, qualidade e estimulação no desempenho das atividades dos nossos moradores e Enfermeiro, à frente da enfermaria é responsável promoção da saúde, através de protocolos de prevenção e acompanhamento das rotinas médica de cada residente.

Uma equipe que atua de maneira transdisciplinar, buscando ao máximo a união entre as especificidades e os saberes, o que possibilita um a reflexão ampla nas estratégias e planejamento de todas as atividades oferecidas na Associação, preservando a singularidade e o bem –estar do coletivo.

A equipe técnica também é responsável pelo desenvolvimento dos cuidadores, através de treinamento de pessoal e acompanhamento integral da atuação das equipes de cuidado, garantindo um trabalho de qualidade e de base técnico científica, oferecendo o que há de melhor nas áreas da saúde e dos cuidados, e no desenvolvimento humano.

E na liderança de todos estes profissionais estão a Coordenadora Técnica e a Diretora Técnica.

Diretoria

Cristiane Rodrigues

Diretora Geral

Equipe Administrativa

Regina Ribeiro

Diretora Administrativa

Karina Abrantes

Gerente Administrativa

Fernanda Lameu

Assistente Administrativa

Equipe Técnica

Marina da Costa Maciel

Diretora Técnica

Mirella D´Amore

Coordenadora Técnica

Damião Evangelista Rocha

Psicólogo

Giorgia Nobilioni

Terapeuta Ocupacional

Marcos Vinicius Fonseca de Almeida

Fisioterapeuta

Natalia Almeida dos Santos Domingues

Fonoaudióloga

Elizabeth Vieira

Enfermeira

Mariana Fonseca

Nutricionista